Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de março de 2010

APNÉIA E RONCO - É possível dormir melhor???

APNÉIA E RONCO - Aja ouvidos...

Qual é a real importância do sono?
Passamos cerca de 1/3 da vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono.
O que nos aconteceria se não dormíssemos?
Em estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não agüentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência: morte por infecção generalizada.
É verdade que crescemos enquanto dormimos?
Sim, é verdade. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico. O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua ocorrendo durante o sono. Em pessoas adultas ele evita a flacidez muscular e garante vigor físico.
Quais são as principais interferências ao sono?
As interferências ao sono podem ser Externas (trabalhos noturnos, turnos rotativos, fusos horários) ou Orgânicas (RONCO, APNÉIA, insônia, narcolepsia - sonolência diurna excessiva, bruxismo - ranger de dentes, síndrome das pernas inquietas e outras. O ronco e o bruxismo, geralmente, incomodam mais quem dorme nas proximidades do que quem apresenta o quadro clínico.
O QUE É APNÉIA?
É o fechamento da passagem de ar ao nível da garganta pelos próprios tecidos da mesma (por isso freqüentemente está associada ao ronco) com conseqüente parada da respiração. Esse fechamento pode demorar vários segundos diminuindo assim a oxigenação do cérebro, sobrecarregando o músculo cardíaco e trazendo diversos prejuízos a saúde geral. Quem possui essa disfunção nem sempre a percebe e apresenta noites com “dorme e acorda” que podem chegar a 300 vezes! Você é capaz de imaginar como a pessoa levanta no dia seguinte?
O ronco e a apnéia podem ser evitados?
Algumas providências podem ser tomadas como:
- posicionamento correto na cama;
- eliminação do hábito de tomar bebidas alcoólicas antes de dormir;
- diminuição da ingestão de alimentos antes de dormir;
- perda de peso para eliminar depósitos de gordura na região do pescoço que são prejudiciais à passagem de ar;
No entanto, alguns casos persistem e necessitam de tratamento.
Qual o Tratamento para Apnéia e Ronco?
A abordagem tradicional dos casos de ronco e apnéia tem na cirurgia (uvulopalatofaringoplastia) o seu maior armamento. Contudo, a cirurgia não apresenta índice de sucesso satisfatório (cerca de 40%) e deixa sequelas permanentes.
Há também a indicação do CEPAP, aparelho de pressão negativa utilizado pelo paciente para dormir.
Atualmente, está disponível também a opção do DAR (dispositivo anti ronco) que é um APARELHO ODONTOLÓGICO usado apenas para dormir, pequeno e simples que pode ser levado para qualquer lugar e apresenta excelente índice de sucesso (cerca de 87%). Contudo, o melhor tratamento a ser seguido deverá ser escolhido através da avaliação individual do paciente (exames clínicos e laboratoriais), que indicará a melhor opção a ser seguida.

Dr. Ledinei Espindula CRO 6974
Rua Abdon Batista, 47 Sl 802 Cl São Marcos
Centro - Joinville - dr.ledinei@ig.com.br
(47)3025-3004 / 9614-7640

Nenhum comentário: