Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BRUXISMO - tem cura????

A palavra bruxismo deriva do grego Brychein – ranger os dentes. Isto ocorre num período que não corresponde a mastigação dos alimentos e de forma contínua, involuntária e excessiva. Este hábito, bem como outros (roer unhas, chupar dedo), são muito comuns na infância e consequentemente podem causar danos às estruturas do sistema estomatognático e dor.

Ocorre normalmente durante o sono e acontece normalmente de uma forma não percebida pelo paciente.

Os dados existentes na literatura são controversos, com uma grande variedade de classificações e metodologias de investigação sobre o bruxismo. Isto impossibilita uma real comparação entre eles, pois diversos instrumentos diagnósticos tem sido utilizados.

Para se ter uma idéia do problema, um artigo de revisão sistemática, publicado na revista Quintessence Internacional (quintessence int 2009;40:849-855), mostrou que, após uma revisão de 52 estudos sobre o tema, apenas dois dispunham de requisitos necessários para inclusão no estudo, que tinha como objetivo avaliar a correlação entre evidência científica da existência de bruxismo em crianças sua respectiva terapia. Nestes dois artigos, inclusos nesta revisão, um reportava-se ao amplo tratamento de crianças que apresentavam bruxismo com a cirurgia de vias aéreas superiores (adenoidectomia). No outro, a proposta de tratamento foi através de técnicas psicológicas. Nenhum dos dois apresentou condições específicas para a real etiologia do bruxismo.


Sua etiologia é multifatorial sendo regulada por mecanismos do sistema nervoso central e influenciada pelo sistema nervoso periférico. Isto explica porque hábitos orais, desordens temporomandibulares, mal-oclusão, hipopinéia e altos níveis de ansiedade podem predispor o indivíduo ao bruxismo.

É sabido que o bruxismo pode provocar fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes, fraturas dentais e distúrbios da articulação temporomandibular.

SINAIS E SINTOMAS
Desgaste excessivo dos dente
bruxismo e desgaste dentário
Dificuldade de dormir ou até mesmo insônia
Dor na musculatura facial
Irritação
Dor de cabeça

TRATAMENTO DO BRUXISMO
Deve ser direcionado a etiologia:
Uso de dispositivo interoclusal
Diminuição do estresse com tratamento especializado
Tratamento da dor quando presente


REABILITAÇÃO
Aparelho ortodôntico/ortopédico para alinhamento e correto posicionamento dos dentes
Restaurações
Reposição de estruturas perdidas

Dr. Ledinei Espindula CRO 6974
Rua Abdon Batista, 47 Sl 802 Cl São Marcos
Centro - Joinville - dr.ledinei@ig.com.br
(47)3025-3004 / 9614-7640

Nenhum comentário: